Blog Expedição Canela em Movimento

Quase lá

 
Data: : Domingo, 15 de Fevereiro de 2015 00:00

Cidade: : Puerto San Julián, Argentina

 
 

Hoje cedo chegamos a San Julian, uma cidade portuária onde, em 1520, Fernão de Magalhães aportou com suas naus quando estava a caminho da primeira circunavegação do planeta registrada na história. Uma de suas naus foi reconstruída em tamanho natural e transformada num museu, na beira do mar. A visita é obrigatória.

 

 

Dentro do navio é possível  se ter uma idéia de como era a vida dos marinheiros de Magalhães durante os três anos de sua viagem emblematica. 

 

 

São frequentes nas baixadas e planícies aqui da Patagônia, lagos salgados que, ao secarem (foto), deixam um depósito de sal na superfície. É uma espéie de esforço do oceano de dizer a todos que, num passado distante, já banhou o lugar com suas águas frias e azuis. 

 

 

Uma das cenas mais frequentes na Ruta 3 é a presença de rebanhos de guanacos. Num dos maiores, contamos mais de sessenta individuos, entre adultos e jovens de ambos os lados da estrada. Parece que o maior predador deste camelo da patagônia é a estrada, seus veículos e caminhões. São inúmeras as carcaças de guanacos atropelados, assim como emas, zorrilhos, lebres e outros não identificados.

 

 

O Rio Santa Cruz forma belas paisagens nos vales por onde passa, abastecendo de uma rica água proveniente da Cordilheira dos Andes, a fauna e a flora desta parte da Patagônia. Suas margens tranquilas convidam as pessoas a um acampamento e pescaria. No final do dia chegamos em Rio Gallegos. Amanhã atravessaremos o Estreito de Magalhães e rumaremos a Ushuaia.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.