Blog Expedição Canela em Movimento

Chegamos a Terra do Fogo, do vento, das planícies, das ovelhas...

Data: : Terça, 17 de Fevereiro de 2015 00:00

Cidade: : Rio Grande, Argentina

Chegamos a Terra do Fogo e de tantas outras características. De imediato, impressiona a cor da paisagem, que muda para o verde e o amarelo ouro dos gramados de final de verão. Vales com arroios que eram raros na Patagônia mais ao norte, aparecem aqui com mais frequencia.

Chegamos na aduana chilena para fazer a documentação de fronteira e gastamos uma hora para passar em quatro guichês e uma série de carimbos e recomendações. Muita fila e gente de todas as partes. Pessoas que vinham de bicicleta, de moto, de carro, motorhome e ônibus. De tudo mesmo. Quando chegamos finalmente ao Estreito de Magalhães, que dá acesso a grande ilha da Terra do Fogo, outra surpresa. Filas intermináveis de carrros e de caminhões.

Ficamos aguardando com paciência, porque não tinha outra forma, mais de 4 horas para podermos embarcar a Meriva numa das duas balsas que faziam o transporte dos veículos. As águas verde do Estreito faziam um espetáculo a parte. Fiquei imaginando as caravelas de Magalhães chegando a este estreito, em 1520, e tentando encontrar uma saída para o oceano Pacífico. O vento deve ter ajudado ou atrapalhado muito o trabalho com as velas...

Finalmente conseguimos embarcar e seguir para o sul, numa travessia de pouco mais de meia hora através das geladas águas atlânticas do Estreito de Magalhães. Seguimos por uma estrada chilena muito bem construída, toda em concreto armado e muito bem sinalizada. Ache a Meriva da expedição no interior da balsa....

Milhares de ovelhas se espalham pelas imensas planícies gramadas da Terra do Fogo. Vimos muitas estâncias com estrutura gigantesca para a exploração ovina de lã. Depois do petróleo, que também é explorado por toda a região, acredito que a ovelha é a outra grande mola de desenvolvimento.

Chegando próximo a Rio Grande, encontramos planícies impressionantes que se fundiam com o horizonte. Campos nativos povoados por ovelhas, guanacos, emas e uma fauna típica da região com muitas aves de grande porte. Não conseguimos chegar ao Ushuaia devido as 5 horas que perdemos na fronteira e na balsa, mas estamos a menos de 300 quilometros do destino. Amanhã deveremos aportar por lá, perto do meio dia, pouco mais, puco menos.

logo retangular

Atenção:
É proibida a reprodução, total ou parcial, dos conteúdos e/ou fotos, sem prévia autorização do autor.